Abel Xavier já não é treinador dos mambas


Por Sérgio Cossa


Abel Xavier acaba de anunciar a saída do cargo de seleccionador nacional. Em mensagem publicada na sua página na rede social Facebook, Xavier fez saber que a decisão foi tomada depois de uma reunião com o presidente da Federação Moçambicana de Futebol, Simango Júnior que estava acaompanhasdo do vice- presidente, Namoto Chipande. Abel Xavier prometeu dar mais detalhes da sua saída selecção nacional moçambicana, também conhecida por “mambas”, em comunicação á imprensa agendada para amanhã.

Abel Xavier chegou aos mambas em Janeiro de 2016 debaixo de visível contestação. Não foram poucos os que puseram em causa das credencias de treinador do antigo futebolista da selecção portuguesa.

Mas Xavier assumiu as funções e em, alguns momentos, acreditou- se que ele podia desmentir aos seus críticos. Mas aos resultados não apareceram para favorecem o “treinador da dor” como é chamado em alguns círculos. Aliás, a sua continuidade depois de não ter qualificado a selecção moçambicana para o CAN-2019 que recentemente terminou, causou alguma perplexidade na opinião pública, visto que Abel Xavier tinha um “ contrato por objectivos”. E a qualificação para o CAN- 2019 era objectivo do seu contrato.

Abel Xavier sai da direcção dos Mambas pouco depois de terem sido conhecido os adversários de Moçambique para a qualificação para o CAN- 2021. No grupo F Moçambique terá com adversários, Camarões, Cabo Verde e Ruanda. A sua saída é sinal inequívoco de que a Federação Moçambique de Futebol quer abrir uma nova era e não quer estar colada a desgastada imagem de Abel Xavier como seleccionador nacional.


Dauto Faquirá?


A questão que se levanta agora é quem será o novo seleccionar nacional de Moçambique. O nome de Dauto Faquirá, treinado nascido em Moçambique a viver em Portugal, já foi várias vezes equacionado para o cargo. Aliás, depois dos mambas falharem a qualificação para o CAN- 2019, alguma comunicação social deu como certa a sua contratação para dirigir a equipa nacional moçambicana. O seu nome também foi ventilado mesmo antes de Abel Xavier tornar se o treinador da equipa de todos os moçambicanos. Será desta vez?

0 visualização

Subscreva a nossa Newsletter

  • facebook

Ficha técnica

Director Editorial: Luís Nhachote (+258 84 4703860)

Editor: Estacios Valoi 

Redaçao: Germano de Sousa, Palmira Zunguze e Nazira Suleimane

Publicidade: Jordão José Cossa (84 53 63 773) email jordaocossa63@gmail.com

 

NUIT: 100045624

Nr. 149 GABIFO/DEPC/2017/ MAPUTO,18 de Outubro  

Endereço Av. Cardeal Don Alexandre dos Santos 56 (em Obras)

© By BEEI