"A procura de materiais que salvam vidas a crianças"


Embaixador da Boa Vontade do UNICEF Liam Neeson visita armazém humanitário da organização


Segundo comunicado de Imprensa a UNICEF celebra o 60º aniversário de sua operações em Copenhaga, num momento em que a demanda de suprimentos de emergência para a infância alcança níveis sem precedentes


COPENHAGA/NOVA IORQUE, 5 de Outubro de 2022 - O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) celebra o 60º aniversário de suas operações de fornecimento de suprimentos essenciais às crianças mais vulneráveis do mundo a partir do seu Centro Mundial de Abastecimento e Logística em Copenhaga.


O Centro de Copenhaga, capital da Dinamarca, tem enviado fornecimentos - tais como instrumentos médicos, medicamentos, material de higiene, materiais educativos e equipamento sanitário - a um ritmo recorde nos últimos anos em resposta a um número crescente de crises humanitárias em todo o mundo, incluindo no Afeganistão, Etiópia, Paquistão, Sul do Sudão, Ucrânia, e Iémen, bem como para faze face à pandemia da COVID-19.


"As necessidades humanitárias das crianças nunca foram maiores - e por isso o trabalho do Centro Mundial de Abastecimento e Logística do UNICEF em Copenhaga nunca foi tão importante", disse a Directora Executiva da UNICEF, Catherine Russell. "A melhor forma de assinalar este marco importante é redobrando os nossos esforços para alcançar todas as crianças em situação de risco com os fornecimentos essenciais que as possam ajudar a sobreviver a crises e a reconstruir as suas vidas. O UNICEF está profundamente grato ao Governo e ao Povo da Dinamarca por nos apoiar neste trabalho vital, e aguardamos com expectativa os próximos 60 anos de fornecimento de mantimentos salva-vidas onde e quando forem necessários".


Este ano, 480.000 toneladas métricas de provisões de emergência foram enviadas do armazém até agora, incluindo 1.400 camiões enviados em resposta à guerra na Ucrânia, transportando 10.484 toneladas métricas de provisões. As remessas incluem mais de 800.000 kits de emergência, incluindo kits de obstetrícia, kits de emergência médica, e de higiene familiar.


Em resposta à pandemia da COVID-19, o Centro MUNDIAL de Aprovisionamento e Logística liderou o aprovisionamento, transporte e logística para a COVAX - uma iniciativa mundial que visa o acesso equitativo às vacinas COVID-19. Desde o primeiro carregamento em Fevereiro de 2021, o Hub facilitou a chegada segura de 1,7 mil milhões de doses de vacinas COVID-19 a 146 países e territórios, bem como milhões de seringas, equipamento de armazenamento a frio, e equipamento de protecção pessoal para trabalhadores da saúde.


Na semana passada, como parte das comemorações, o Embaixador da Boa Vontade do UNICEF, Liam Neeson, visitou o armazém, ajudando a embalar suprimentos para crianças no Afeganistão.


"Quando uma emergência atinge - e as crianças são forçadas a abandonar as suas casas, suas escolas e suas comunidades - os materiais enviados do armazém do UNICEF em Copenhaga podem ser a diferença entre a vida e a morte", disse Liam Neeson. "Desde equipamento de oxigénio, produtos para purificar água, redes mosquiteiras, bolas de voleibol, até escolas inteiras, o UNICEF está a providenciar fornecimentos para crianças 24 horas por dia para garantir a sua sobrevivência e o seu desenvolvimento. Isto é 24/7, sete dias por semana, sem parar"!


Criado em 1962, o espaço de escritórios e armazéns - agora o maior armazém humanitário do mundo - foi oferecido pelo Governo da Dinamarca ao UNICEF para albergar o seu abastecimento global e operações logísticas. Desde então, dezenas de milhares de aviões de carga, navios, camiões e comboios deixaram Copenhaga com inúmeras toneladas de material salva-vidas para crianças que vivem em zonas de conflito, catástrofes naturais e outros cenários de emergência em todo o mundo.


No total, a função de abastecimento e logística do UNICEF forneceu 7,181 mil milhões de dólares americanos em bens e serviços para crianças e suas famílias em 160 países e territórios no ano passado.


No caso de Moçambique


As operações de Aprovisionamento e Logística em Moçambique moblizaram cerca de USD174 milhões, em 2021, nomeadamente para compra e distribuição de vacinas, medicamentos, provisões e serviços vitais para salvar vidas, incluindo produtos e equipamento médico, kits de WASH e higiene, kits de aprendizagem, produtos nutricionais, tendas para alojamento temporário e espaços de aprendizagem, reabilitação das infra-estruturas escolares e fornecimento de mobiliário escolar, entre outros. (Moz24h)


32 visualizações0 comentário