• estaciosvaloi

A Ministra Gould conclui visita virtual a Moçambique


Karina Gould, Ministra da Cooperação Internacional


Departamento para Assuntos Globais Canadá está empenhado em apoiar Moçambique no decurso da pandemia e em responder às necessidades das populações mais vulneráveis, incluindo mulheres e raparigas diz o comunicado de imprensa enviado a nossa redacção


Hoje, a Honorável Karina Gould, Ministra da Cooperação Internacional, concluiu a visita virtual de dois dias a Moçambique, durante a qual anunciou um financiamento de 186 milhões de dólares Canadianos para apoiar projectos novos e em curso. Estes investimentos estão a apoiar na resposta directa de Moçambique à pandemia, bem como mitigar os impactos secundários no sistema de saúde, educação e na crescente vulnerabilidade das mulheres e raparigas à violência baseada no género e ao casamento infantil.


No decurso da pandemia, o Canadá tem apoiado Moçambique, na mitigação do impacto em vários sectores, incluindo direitos de saúde sexual reprodutiva. O Canadá apoia moçambicanos através de programas que aumentam o acesso e reduzem as barreiras aos serviços de planeamento familiar, capacitam as raparigas de modo a reduzir o casamento infantil e a gravidez precoce e proporcionam uma educação sexual abrangente nas escolas.


A Ministra Gould reuniu-se virtualmente com representantes do Governo de Moçambique, instituições multilaterais e sociedade civil, incluindo organizações de direitos da mulher, para discutir em torno da paz e segurança, das alterações climáticas e direitos de saúde sexual e reprodutivo, da pandemia da COVID e da igualdade de género.



"À medida que o mundo continua a enfrentar a pandemia, tornou-se claro que as mulheres e raparigas estão a ser desproporcionadamente afectadas por ela, o que resultou num aumento da violência baseada no género e no casamento infantil e numa diminuição do acesso à educação. O apoio do Canadá a Moçambique continuará com o foco na abordagem dos impactos da crise da COVID-19 e na construção de um futuro mais inclusivo e sustentável."Disse Gould.



Ainda segundo o comunicado de Abril de 2019 à Março de 2020, a assistência internacional do Canadá a Moçambique totalizou 108,14 milhões de dólares, incluindo 75,88 milhões de dólares em assistência bilateral através do Departamento para Assuntos Globais Canadá.

O Canadá concedeu 37 milhões de dólares para apoiar Moçambique na resposta à pandemia da COVID-19.

Moçambique é o maior receptor do compromisso canadiano de 650 milhões de dólares para a saúde e direitos sexuais reprodutivos (SDSR).

O Canadá é um parceiro de longa data de Moçambique e já dispôs mais de 1,1 bilhões de dólares de assistência ao desenvolvimento desde 2010 e anuncia projectos em Moçambique para apoiar os mais vulneráveis. (Moz24h)

41 visualizações0 comentário