A ida

Atualizado: 30 de jun.

Por :Estacio Valoi

Foto: Estacio Valoi/ Chaimite. A espera do carro para retornar a Macomia


Estou no carro na estrada. Mas antes de chegar a Npiri, ainda em Silva Macua que sempre nos habituou com a algazarra, o frenesim dos vendedores de legumes, vegetais, galinha feita a cafreal, sumos, refrescos, tudo isto quase que metido garganta abaixo dos viajantes pelos vidros dos carros, forcando o viajante a comprar sem se importar se o bolso estava ou não em condições, com os últimos ataques o movimento reduziu drasticamente, ficaram os tomates da zona que mesmo aos tiros juraram não sair, os outros, numero considerável, sem pestanejar carregaram sua xudjumba com destino a Pemba, Montepuez, Nampula. Em Nanjua, Muaja Montepuez, Silva Macua sim a vida 'não para,parou".


Silva Macua com a redução do movimento das pessoas, carros, os pintos sem medo de acabar na frigideira, brincam na Estrada como crianças, inocentes sem saber ao que vieram, para onde ir, o que esta a acontecer. As outras crianças, essas foram levadas pelos seus Pais para outros lugares seguros, longe dos terroristas


La andam os ‘ ladroes, bandidos, marginais, Alshabab, do sitio e outros nomes ate convidados a rendição pelo regime do dia do Nyusi e mais alguma coisa. Andam desde anos quando ao regime alertamos. Ate de tipos de pumpers quase os intitularam perante catanadas infletidas sobre o pé calcado, o povo, deram muitas linhas aos ‘bandidos..’enquanto faziam o seu napron, moíam na ‘n benga’ , panelona de barro.

A ‘ nosotros’ e ‘ Ustedes’ , uns eram aprisionados, outros desapareciam como desaparecerem ate hoje! Outros eram guardados em funil ! Outros ‘ vamos mandar –te para a lenha!

Chegar a Sul de Cabo Delgado, nada de novo! Assim como Nyusi entrou no pelouro. estratégia, táctica em 3D. Desintegrar, desmontar e Destruir. Nada de novo! Alguém recentemente lembrou-se do ‘ No Gordion”!



Os ‘ ladroes, bandidos’ avançam ‘sem grande esforço’ contudo avassalador, se não fossem muitas cores de capulanas, pepinos lambuzando estradas carregados em capulanas feitos trouxas a vice versa, Pemba VS Montepuez( New York - Pemba Vs Los Angeles- Montepuez) , mais a Memphis numa noite de Blues em Nanjua, Muaja , no meio um alvoroco os 'pinos' e pinos' vao dando! yep

As zonas estão limpas, Sem população.. Mais Campos para os terroristas montarem novas bases.. Campo aberto para combate com os nossos militares. Assim como aconteceu nos outros distritos.


Os únicos ‘ Aladinos foram o Presidente Filipe Nyusi e o Governador de Cabo Delgado. FN de helicóptero chegou a chaimite na Escola Secundaria apenas para conversar com os militares enquanto o professor conversava com os alunos, exortando os para irem de volta as suas casas. Não tardou depois de FN levantar voo, ‘ bang,bang na zona. O governador, ainda no momento em Ancuabe, 17h , ouviu falar do forrobodó, fez –se as covas –estrada na sua 4x4 de volta a sua ‘mansão’ em Pemba.



Dia 24 do mês da’ independência’. Era por volta das 7h20 da manha, passava eu da aldeia de Npriri ainda menos dançarina como antes ,sempre as cores reluzentes, alegres, felizes, de bandeja de maçaroca, baldes de tomate, estava tremula de cascas na mão, o capim, bambus, pau –pique, areia , solo acastanhado deixado ao rubro. Metros depois a primeira presença Militar FDS com bidoes em mãos ,quica, depois de uma patrulha de esforço titânico a procura de agua. O ‘ Capim’ esse, população ,via –se aos poucos. Ate lembrei-me do diretor das pescas em tempos, lá pelo Chinde que perseguia os larápios de binóculos. Mas este não era o caso!


População essa, via se aos poucos, uns que teimavam em ficar, outro sem lugar para onde ir, refugiar se, outros de trouxa pronta a berma da estrada, casas fantasmagóricas, abandonadas aos terroristas. Cada vez em que continuava a viagem, pela estrada os carros andavam gota a gota, dez minutos de estrada sem ver um carro. A nossa viatura agora comia os quilômetros aldeia de Intutupe adentro, mais presença Militar. Em intutupe a areia vermelha, as casas de tijolo, Bambu ou estacas, assim como os Campos semi Verdes, espigas secas, fase da colheita, tudo ficou para trás, completamente abandonado. Os que lá estão são no geral militares e uma pouca população aos soluços. Mas a viagem foi continuando ate Marcopolo região do cenário do ataque de ontem. A população de Ngura, Taratibu assim como a de Nacololo esta de pastas, mantas, caixas aviadas, levam tudo que podem. Segundo fontes aqui em Nacololo os 'combates ou ataques foram ate as duas da madrugada, armas pesadas ouviram se, tiros por todos os lados. Aqui não estava ninguém, nós voltamos esta manha'


Piloto pronto a pilotar a Macomia


“agora a população esta aqui conosco, quando anoitecer esses já não estarão aqui, apenas nos da segurança e os bandidos a virem para tentar nos degolar'

Dia 25 da ‘independecia’


Viver assim tambem ja nao da, vou para casa bezerar



75 visualizações0 comentário