880 Milhões de Mais-Valias entram na campanha de Nyusi


Por Sérgio Cossa


Pouco depois de ter sido anunciado que o Estado moçambicano vai encaixar 880 milhões de dólares em resultada da venda da Anadarko a Ocidental, o candidato presidencial da Frelimo, Filipe Nyusi trouxe a tema para a sua campanha eleitoral.

Em Espungabera, província de Manica, Filipe Nyusi, numa estratégia verdadeiramente eleitoralista, anunciou como hão-de ser distribuídos os 880 milhões de dólares. Á partida,a forma como o candidato presidencial da Frelimo disse que os referido valor vai ser distribuíbo mostra que, por detrás do seu anúncio está, sem dúvidas uma tentativa de influenciar o eleitorado a seu favor e do partido Frelimo.

Entre os vários destinos que terá o valor a encaixar pelo Estado moçambicano, destaca-se “a regularização da dívidas do Estado as empresas para estimular a actividade económica”. Ao anunciar esta medida, Filipe Nyusi, pretende assegurar o voto nas Eleições de 15 de Outubro dos empresários com negócios com o Estado. Aliás, muitos empresários que vendem bens e serviços ao Estado moçambicano não têm escondido a sua frustação pela lentidão das autoridades estatais em saldar as suas dívidas. O impacto do anúncio de Filipe Nyusi não se fez esperar. Agostinho Vuma, presidente da Confederação das Associações Económicas, CTA, já saudou a promessa do candidato presidencial da Frelimo.

Outro dos destinos a dar ao referido valor é,” cobrir o défice de orçamento das eleições de de 15 de Outubro”. A CNE não tem fundos suficientes para cobrir todo o processo eleitoral. Mas contudo, a quem questione a forma de suprir o défice anunciado por Filipe Nyusi. “ A reposição do défice fiscal provocado pelo ciclines Idai e Keneth” é outra das aplicações que os 880 milhões de dólares hão- de ter, segundo Filipe Nyusi.

0 visualização

Subscreva a nossa Newsletter

  • facebook

Ficha técnica

Director Editorial: Luís Nhachote (+258 84 4703860)

Editor: Estacios Valoi 

Redaçao: Germano de Sousa, Palmira Zunguze e Nazira Suleimane

Publicidade: Jordão José Cossa (84 53 63 773) email jordaocossa63@gmail.com

 

NUIT: 100045624

Nr. 149 GABIFO/DEPC/2017/ MAPUTO,18 de Outubro  

Endereço Av. Cardeal Don Alexandre dos Santos 56 (em Obras)

© By BEEI