• estaciosvaloi

4o Workshop de Maputo Impunidade Corporativa e Direitos Humanos


Começa amanha dia 16 de Setembro o quarto workshop sobre a Impunidade Corporativa e Direitos Humanos na cidade de Maputo. Este evento que será transmitido Via Zoom, terá a participação de especialistas, advogados e activistas de Moçambique, Camarões, Kenya, Nigéria, Estados Unidos e Brasil numa serie de três sessões de conversa virtual.


Primeira sessão esta marcada para quarta-feira 16 de Setembro das 14h às 16h30 (CAT) com conversas relativas a corporações transnacionais, organizações internacionais e arquitectura global de comércio: guardiões do neocolonialismo?


No painel estarao os seguintes convidados: Máriam Abbas (OMR – Moçambique), Nnimmo Bassey (HOMEF – Nigéria), Timothy A. Wise (IATP – EUA).

Segundo comunicado de Imprensa da ( JA) este tema vais centrar – se nas grandes empresas que nas últimas décadas tornaram-se detentoras do poder ‘incrivelmente poderosas” a uma velocidade vertiginosa “face à expansão do capitalismo neoliberal e o advento da globalização”.


Chegam ao ponto de controlar governos “ Mais poderosas até que muitos Estados, além de obrigarem governos do Sul a flexibilizar as suas leis ambientais e laborais, as corporações têm contribuído para a privatização da democracia, influenciado políticas sociais e económicas a seu favor, e desenvolvido uma arquitectura internacional de comércio que lhes concede direitos sem precedentes, sem que sejam devidamente reguladas. Por que é importante para Moçambique entender as raízes da impunidade das grandes corporações, e a dinâmica neocolonialista deste fenómeno? Como isto se reflecte no nosso contexto? Que alternativas e resistências estão a ser construídas – aqui e no mundo? Como deve evoluir a legislação internacional de Direitos Humanos a este respeito?” (Moz24h)

42 visualizações0 comentário