3o Fórum Empresarial Choiseul África

Salimo Abdula defende aposta no sector energético para desenvolvimento da economia africana




O Presidente da Confederação Empresarial da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CE-CPLP), Salimo Abdula, defendeu, esta quinta-feira, a necessidade da aposta firme no investimento no sector energético em África.

Este posicionamento foi apresentado no decurso do 3o Fórum Empresarial Choiseul África, que decorreu em Casablanca, Marrocos.


Para o Presidente da CE-CPLP, o investimento neste sector, que considera prioritário, constitui um importante vector para a dinamização da economia dos Estados africanos, pelo que deve figurar no topo das prioridades. Aliás, o dirigente sublinhou que, para o alcance do tão almejado sucesso na materialização desta agenda, o envolvimento de todos os actores afigura-se essencial.


“Precisamos de muitos investimentos no sector de energia em África. Os recursos estão cá, mas precisam de ser transformados. O nosso continente precisa de acordar e a Europa deve agir como parceiro de desenvolvimento e não manter interesses de busca desenfreada de recursos africanos. O acesso a serviços de energia sustentáveis e modernos é uma condição essencial para a satisfação das necessidades humanas básicas e para o desenvolvimento económico e social em toda a África, mas precisamos de estar unidos. Reitero, precisamos de estar unidos”, disse Salimo Abdula, Presidente da CE-CPLP.


Actualmente, dezassete países africanos são produtores, dos quais sete são exportadores e outros sete importadores. Entretanto, dados recentes indicam que cerca de 45 por cento da produção de gás natural de África é exportada, com a sua contribuição para o balanço energético ainda longe do recomendável.


Perante este quadro, o Presidente da CE-CPLP considera que o continente africano “não deve ser visto apenas como simples fonte de recursos energéticos, mas sim como um continente onde as políticas devem estar orientadas para a defesa dos interesses dos Estados, de modo a que se encontre, em África, uma alternativa viável para uma transição energética que se pretende sustentável, para o desenvolvimento do continente”.


O Fórum Empresarial Choiseul África é uma plataforma de partilha de experiências para decifrar tendências em acção no mundo empresarial africano. É um fórum de investimento organizado sob alto patrocínio de Sua Majestade o Rei Mohammed VI e juntou, este ano, cerca de 600 pessoas, entre investidores e convidados. (Moz24)

16 visualizações0 comentário