24 Milhões de Dólares para saúde de mulheres grávidas e actantes, Adolescentes e Criança


O Governo dos E.U.A. lançou oficialmente ontem os projectos Transformar Nutrição e Promovendo Nutrição. O Governo dos E.U.A. esteve representado no evento pela Directora do Escritório de Saúde da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), Monique Mosolf, enquanto o Governador de Nampula, Victor Manuel Borges, representou o Governo da República de Moçambique. Estes dois projectos vão reduzir as taxas de nanismo na infância e melhorar o estado nutricional de mulheres grávidas e lactantes, meninas adolescentes e crianças menores de dois anos. A serem implementadas em doze distritos da província de Nampula nos próximos cinco anos, as iniciativas receberão um total de 24 milhões de dólares, financiados pelo governo dos E.U.A.. Os projectos em referência vão beneficiar cerca de 550.000 moçambicanos e são um componente crítico do programa de assistência da Missão dos E.U.A. em Moçambique. Em estreita colaboração com o Governo da República de Moçambique, o Governo dos E.U.A. disponibiliza mais de 500 milhões de dólares em assistência anual para melhorar a qualidade da educação, saúde, crescimento económico e o desenvolvimento geral da nação. 

A má nutrição no início da vida pode ter efeitos negativos duradouros na saúde, educação e contribuição económica de uma pessoa para a sua comunidade. Embora Moçambique tenha feito algum progresso no tocante ao estado geral de nutrição no país, a pesquisa de saúde mais recente mostra que a Província de Nampula tem uma taxa de nanismo de 55% em crianças menores de 5 anos, uma taxa 12% superior à média nacional. Além disso, 51% das meninas adolescentes da província são anémicas. Estatísticas de desnutrição como estas têm causas complexas e incluem dietas muito pobres em calorias, micronutrientes e proteínas; desigualdade de género no acesso a alimentos nutritivos; conceitos errados sobre dietas nutritivas e falta de higiene e saneamento.

Para combater esses desafios, o Governo dos E.U.A. fará parceria com o Governo da República de Moçambique nos níveis central, provincial e distrital, fará a coordenação das actividades de nutrição e o treinamento dos profissionais de saúde no rastreio e tratamento de problemas de desnutrição. Também apoiará intervenções de nível comunitário que melhorem a nutrição e aumentem o acesso a alimentos mais nutritivos, melhores condições de saneamento e produtos de higiene para famílias e indivíduos.

No evento de lançamento, a Directora do Escritório de Saúde da USAID, Monique Mosolf, disse: “Ao atacar o problema da desnutrição por todos os ângulos - conhecimento individual, comunidade, recursos de mercado e capacidade do governo em todos os níveis - estes projectos não só ajudam os moçambicanos em Nampula, mas também fornecem ao Governo de Moçambique um modelo para melhorar a saúde que pode ser usado em todo o país.”

A Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) lidera o desenvolvimento internacional do governo dos E.U.A. e a assistência a desastres, por meio de parcerias e investimentos que salvam vidas, reduzem a pobreza, fortalecem a governabilidade democrática e ajudam as pessoas a sair de crises humanitárias. (Moz24h)

14 visualizações

Subscreva a nossa Newsletter

  • facebook

Ficha técnica

Director Editorial: Luís Nhachote (+258 84 4703860)

Editor: Estacios Valoi 

Redaçao: Germano de Sousa, Palmira Zunguze e Nazira Suleimane

Publicidade: Jordão José Cossa (84 53 63 773) email jordaocossa63@gmail.com

 

NUIT: 100045624

Nr. 149 GABIFO/DEPC/2017/ MAPUTO,18 de Outubro  

Endereço Av. Cardeal Don Alexandre dos Santos 56 (em Obras)

© By BEEI