Énia Lipanga vai dar a luz ‘Sonolência e Alguns Rabiscos’


A activista social, poetisa e rapper moçambicana – Énia Lipanga - estreia-se como escritora, no dia 04 de Janeiro de 2020, com o lançamento de livro ‘Sonolência e Alguns Rabiscos’. Uma obra que contém poemas inéditos da sua autoria, traduzidos em braile, que retratam o amor, inclusão e saudades. A cerimónia será na Minerva Continental, em Maputo, às 15h.

A obra literária, sob chancela da editora Kuvaninga Cartão de Arte, é parte integrante das estratégias de promoção da inclusão das Pessoas com Deficiência (PcD) levados a cabo pela Énia Lipanga. As capas do livro foram feitas por crianças com deficiência, nos dias 21 e 22 de Dezembro, durante a ‘Oficina de Pintura’.

A acessibilidade é algo importante na vida das PcD, é através dela que essa classe social consegue se inserir na sociedade. Mais do que falar em inclusão, a poetisa entende que é necessário que todos os intervenientes sociais estejam engajados na luta pela igualdade. Entretanto, não se pode falar em igualdade sem pensar na inclusão.

Énia Lipanga é também mentora do IncluArte - sarau cultural criado por jovens que através da poesia, música e teatro destaca a importância do braile e das Línguas de Sinais de Moçambique (LSM) na construção de uma sociedade inclusiva. (Moz24h)


97 visualizações

Subscreva a nossa Newsletter

  • facebook

Ficha técnica

Director Editorial: Luís Nhachote (+258 84 4703860)

Editor: Estacios Valoi 

Redaçao: Germano de Sousa, Palmira Zunguze e Nazira Suleimane

Publicidade: Jordão José Cossa (84 53 63 773) email jordaocossa63@gmail.com

 

NUIT: 100045624

Nr. 149 GABIFO/DEPC/2017/ MAPUTO,18 de Outubro  

Endereço Av. Cardeal Don Alexandre dos Santos 56 (em Obras)

© By BEEI