África do Sul envia veículos blindados para Moçambique


Carros blindados de fabrico sul-africano foram enviados para o norte de Moçambique para ajudar forças governamentais a combaterem os rebeldes islâmicos que operam na província de Cabo Delgado, revelam notícias na imprensa sul-africana e moçambicana.

Segundo essas fontes pelo menos cinco veiculos blindados Marauder foram vistos num porto moçambicano.

A notícia foi dada em primeira mão pela publicação moçambicana Moz24Horas que publicou uma foto de um Marauder em Moçambique, mas modificado com uma torre contendo uma metralhadora.

A mesma publicação disse que dois tanques de guerra foram também enviados para Moçambique mas desconhece-se o tipo de tanque. A África do Sul produz vários tipos de tanques de guerra.

A publicação sul-africana DefenceWeb fez notar que o Comité Nacional de Controlo de Armas da África do Sul informou recentemente o parlamento sul-africano que tinha aprovado o fornecimentos de armas a Moçambique por ser “um governolegítimo debaixo de ataque por terroristas”. Não foram revelados outros pormenores.

Os carros blindados Marauder são fabricados pelo Paramaount Group mas um porta-voz disse à DefenceWeb não poder comentar “devido a estritos acordos de confidencialidade e questões de segurança nacional”.


Marauder


O Marauder é um carro blindado de 17 toneladas que pode transportar um máximo de 10 homens, incluindo dois membros da tripulação e pode resistir a uma explosão de oito toneladas de TNT debaixo do veiculo e até 14 toneladas de TNT nas zonas das rodas



A DefenceWeb disse que a África do Sul tem vendido esse veículo no passado à República do Congo, Malawi, Malawi Nigéria, Kazaquistão e Singapura.

A versão fotografada e publicada pelo Moz24Horas parece ser uma versão simplicada do veículo com uma torre de metralhadora no topo

A companhia diz no seu portal da internet que o Marauder “pode atravessar qualquer tipo de terreno a velocidade impressionante”

O custo de cada veículo está avaliado em cerca de 500.000 dólares, embora o preço não seja divulgado pela companhia. (VoA)

110 visualizações0 comentário

Subscreva a nossa Newsletter

  • facebook

Ficha técnica

Director Editorial: Luís Nhachote (+258 84 4703860)

Editor: Estacios Valoi 

Redaçao: Germano de Sousa, Palmira Zunguze e Nazira Suleimane

Publicidade: Jordão José Cossa (84 53 63 773) email jordaocossa63@gmail.com

 

NUIT: 100045624

Nr. 149 GABIFO/DEPC/2017/ MAPUTO,18 de Outubro  

Endereço Av. Cardeal Don Alexandre dos Santos 56 (em Obras)

© By BEEI